Novembro Azul reforça ações voltadas à saúde do homem em Sapiranga

Jornal Opinião

O mês de novembro reforça para os homens a importância da prevenção e do prognóstico precoce do câncer de próstata. Assim como outubro é dedicado à saúde da mulher, neste mês são eles que recebem uma atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga. 

No próximo dia 19 de novembro, estarão ocorrendo ações alusivas ao Novembro Azul. Das 9h às 12h, acontecerão consultas com urologista e realização de testes rápidos no Posto do Centro, localizado na Av. João Corrêa, 1658 – Centro, mediante agendamento no local. 

Além disso, a equipe de enfermagem da UBS São Luiz está realizando, de segunda-feira a sexta-feira, atividades em parceria com as empresas do município. Mais informações e agendamentos podem ser realizados diretamente na unidade de saúde, pelo telefone (51) 98414-6237.

Ainda, a Prefeitura conta com a parceria dos laboratórios Bom Pastor e Exato/Soma, que estão realizando exames de PSA gratuitamente. Este exame de sangue possibilita diagnosticar o câncer de próstata, antes mesmo do início dos sintomas.

As atividades reforçam o compromisso com a saúde dos munícipes, assim como representam a necessidade de atenção especial à saúde do homem, uma vez que a campanha de Novembro Azul tem como foco a conscientização e prevenção ao câncer depPróstata.

O NOVEMBRO AZUL
O Novembro Azul é o nome dado ao movimento mundial criado nos mesmos moldes do Outubro Rosa dedicado às mulheres, com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de próstata sensibilizando os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer, através de medidas preventivas como o exame de sangue PSA e o toque retal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o recomendável é que todos homens acima dos 45 anos façam o exame de próstata anualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Prefeitura alerta sobre a importância da vacinação contra o HPV

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da vacina contra o papilomavírus […]