Prefeitura alerta sobre a importância da vacinação contra o HPV

Jornal Opinião

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). O esquema vacinal contempla meninas e meninos de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias, que devem tomar duas doses, com intervalo de 6 meses entre as doses. Atualmente o Ministério da Saúde também disponibiliza a vacina HPV quadrivalente para pessoas imunossuprimidas de 9 a 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos). Para estas situações especiais o esquema indicado é de três doses (dois e seis meses).

No Brasil, a vacina que protege contra o HPV foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014, tendo como intuito principal a redução do câncer de colo do útero. A vacina confere imunidade contra os tipos virais 6 e 11 (responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais) e 16 e 18 (responsáveis por 70% dos casos de câncer cervical). O país foi o 1º da América do Sul e o 7º do mundo a inserir a vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

Em Sapiranga, a vacina contra o HPV está disponível diariamente em todas as salas de vacina. Confira:
Das 7h às 13h: UBS Vila Irma
Das 7h às 18h: ESF João Goulart | ESF Morada São Luiz | ESF Bairro Oeste | ESF Vila São Paulo
Das 7h às 19h: UBS Centenário | UBS Amaral Ribeiro | UBS São Luiz | Posto do Centro

Como funciona a vacina?
Estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.

Por que se estabeleceu a faixa etária de 9 a 14 anos para a vacinação?
Nas meninas e meninos entre 9 a 14 não expostos aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, a vacina é altamente eficaz, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida.

Estudos verificaram que nesta faixa etária a vacina quadrivalente induz melhor resposta quando comparada em adultos jovens e que meninas e meninos vacinados sem contato prévio com HPV têm maiores chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Estudantes de Sapiranga são medalha de Bronze no Futsal Masculino dos Jogos Escolares Brasileiros

Alunos da Escola Duque de Caxias estiveram representando Sapiranga na disputa do Futsal nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), no Rio […]