Pioneirismo: Sapiranga terá a primeira escola municipal com ensino bilíngue de língua inglesa do Rio Grande do Sul

Jornal Opinião

Com o objetivo de qualificar ainda mais o ensino da língua estrangeira, na modalidade de língua inglesa, em todas as etapas do ensino, a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, acaba de anunciar sua escola com ensino bilíngue em português e inglês, a primeira pública neste formato em todo o estado. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira, 17, durante o 2º Simpósio Internacional de Educação Bilíngue que acontece nos dias 17, 18 e 19 de março na Instituição Evangélica Novo Hamburgo (IENH). 

Oferecer às crianças do município a possibilidade da escolarização bilíngue é abrir portas para o sucesso acadêmico e profissional visto que o acesso ao Inglês é um
forte marcador social e econômico no Brasil. Atualmente, 85% das pesquisas científicas
internacionais são em inglês e o acesso a melhores oportunidades profissionais e de
ganhos financeiros também exigem conhecimento aprofundado da língua inglesa. Em Sapiranga, o projeto está sendo realizado em parceria com a Instituição Evangélica Novo Hamburgo (IENH), uma das primeiras escolas a aplicar o ensino bilíngue no estado, na área privada. A IENH, participa das seis etapas necessárias para a implantação de um currículo bilíngue:
1 – Assessoria na construção do currículo,
2 – Qualificação em língua inglesa para professores de língua,
3 – Formação em Educação Bilíngue para professores que atuarão no currículo,
4 – Capacitação em oficinas pedagógicas com foco bilíngue,
5 – Implantação da cultura bilíngue na escola,
6 – Implementação gradativa e acompanhamento pedagógico dos professores atuando no
currículo bilíngue.

“Quando soubemos dessa possibilidade, através do projeto da IENH de aplicar a educação bilíngue em escolas públicas nos mobilizamos para que Sapiranga recebesse a iniciativa. Oportunizar para as nossas crianças um ensino qualificado e que vai abrir inúmeras portas é nosso objetivo. Pensar no futuro delas é pensar no futuro do município”, destaca a prefeita Carina Nath. O projeto será iniciado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula (Bairro Vila Irma) com as capacitações da equipe diretiva e professores e, a partir do segundo semestre, será implementado nos Jardins, em 2024 nos primeiros anos e assim sucessivamente. O ensino bilíngue de línguas de inglês e português se caracteriza quando o efetivo trabalho em sala de aula é de 50% em Português e de 30% a 50% em Língua Inglesa, sempre em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesta modalidade, Sapiranga se torna a primeira cidade do Rio Grande do Sul a introduzir esse tipo de ensino em uma escola municipal de nível Fundamental. 

Já iniciando a fase de qualificação, 20 profissionais da rede de ensino participam neste final de semana do 2º Simpósio Internacional Educação Bilíngue na IENH. Na abertura do encontro, na noite desta sexta-feira, 17, a secretária Municipal de Educação, Cláudia Kichler, esteve presente ao lado dos educadores da rede.”Oportunidades como esse simpósio fazem toda a diferença para a qualificação dos professores e para oferecermos o melhor para o aluno. Levar novas técnicas para a sala de aula e aprender sobre o ensino bilíngue é sempre enriquecedor”, comenta a secretária. O evento busca reunir profissionais da área da educação e demais interessados no ensino bilíngue, para que possam conhecer as práticas, tendências e pesquisas na área. Palestras com profissionais renomados como a americana Judith Kroll, especialista em ensino bilíngue, conferências e relatos de experiências fazem parte da programação do simpósio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Estudantes de Sapiranga apresentam projeto na Febrace, em São Paulo

O projeto Tech-Home, dos estudantes Eduardo Antônio Pauluk, Gabriela Cristina da Silva e Guilherme Conte, representará Sapiranga na 21ª edição […]