Luciano Horn é o Rio Grande do Sul no Campeonato Mundial de Parapente na França

Jornal Opinião

Chegou a hora do gaúcho Luciano Horn ganhar asas e invadir os céus da Europa. Entre os dias 20 de maio e 3 de junho, o presidente da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) e piloto sapiranguense vai disputar o Campeonato Mundial de Parapente, na França. Horn será o único atleta do Rio Grande do Sul entre os cinco representantes da seleção brasileira da modalidade presente na competição. A disputa, que reunirá os melhores pilotos do mundo, contará com a participação de 150 atletas, de 57 países diferentes.

Para competir na região de Savoie Mont Blanc-FRA, Horn alcançou a vaga no Mundial a partir da conquista da terceira colocação no ranking do Campeonato Brasileiro de Parapente em 2022. Sua participação no campeonato em céus franceses foi possível a partir do projeto Equipe AGVL de Parapente, que tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, com patrocínio de Família Geisse – Vinhedos de Terroir e apoio da Prefeitura Municipal de Sapiranga.

No sábado (13), Luciano Horn fez o último treino no Morro Ferrabraz, em Sapiranga, com o objetivo de alinhar o equipamento antes do embarque nesta semana. “A ansiedade está aumentando, embarco na quinta-feira, dia 18, para integrar o restante da equipe brasileira. A expectativa é grande, de voar nas altas montanhas e junto com os melhores pilotos do mundo que estarão lá. Vai ser um campeonato bem difícil, mas o importante vai ser voar e dar meu máximo para buscar o melhor resultado para mim e para a equipe do Brasil”, destacou Horn.*Experiência

Como um dos principais representantes do voo livre no Rio Grande do Sul e espelho para muitos pilotos que estão iniciando no esporte, Horn vai para o seu primeiro Campeonato Mundial de Parapente na carreira, embora pratique a modalidade há cerca de 30 anos. “É muito importante representar a AGVL e o município de Sapiranga, pois onde nós vamos todos lembram e conhecem o Morro Ferrabraz. Ter esse reconhecimento no exterior é muito legal. Quero absorver o máximo de informações e técnicas na competição, para que depois possa transmitir ao nosso time e para os pilotos do País, pois queremos que o voo livre siga crescendo no Brasil”, complementou Luciano Horn, que já foi campeão brasileiro em 2007 e decacampeão gaúcho.

Além de Horn, a delegação brasileira conta com os pilotos Erico Oliveira, Rafael Barros, Rafael Saladini e Marcella Uchoa. Será possível acompanhar o andamento do Campeonato Mundial pelo site da Comissão Internacional de Voo Livre (https://civlcomps.org/event/pgworlds-2023).

A carreira de Luciano Horn

O piloto Luciano Horn, de 44 anos, é natural de Sapiranga-RS. Apesar de ocupar o cargo de presidente da AGVL, o atleta não vive do esporte, mas atua como analista de sistemas em uma empresa de Sapiranga. Em 2023, ele vai completar 29 anos de voo. E, mesmo que voe há tanto tempo, este será o seu primeiro Campeonato Mundial de Parapente, embora já tenha participado de outras competições a nível internacional, como as etapas do Copa do Mundo de Parapente. A última ocorreu em março, na cidade de Castelo, no Espírito Santo.

No currículo, o piloto possui uma enorme experiência e vários títulos acumulados ao longo da carreira. Horn foi campeão Brasileiro de Parapente em 2007, três vezes campeão do Sul-Brasileiro (2011,2013,2015), 10 vezes campeão gaúcho (2004, 2008, 2009, 2013, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022) e uma vez campeão catarinense (2006).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Cemeam realiza curso de apicultura no próximo mês

Ao longo do ano, o Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) tem um cronograma de cursos gratuitos sobre áreas diversas. […]