Piquete Literário é uma das atrações do Acampamento Farroupilha

Jornal Opinião

Um espaço direcionado para turmas de 1º ao 5º ano da rede municipal para compartilhar a cultura gaúcha. Esse é o Piquete Literário, montado em um dos pavilhões do Parque do Imigrante durante o Acampamento Farroupilha. No local, idealizado pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Edwin Kuwer, as turmas participam de hora do conto temática e fazem a visita guiada percorrendo o acampamento, conhecendo piquetes e aprendendo mais sobre os festejos farroupilhas.

Os horários para a visitação de turmas já estão todos preenchidos, elas acontecem no período da manhã e da tarde. Na última quarta-feira, 6, a turma 321 da Emef Maria Ruth Raymundo participou da atividade. Os alunos ouviram a história da Lenda da Erva Mate e depois visitaram alguns piquetes identificando os itens ligados às tradições gaúchas. “Nosso objetivo aqui no Acampamento é aproximar dos alunos a parte cultural da Semana Farroupilha. A literatura gaúcha é muito rica com poesias, contos e lendas que atraem a atenção deles, sem falar no encantamento e curiosidade que a estrutura dos piquetes desperta”, comenta a bibliotecária Caroline Brilhalva.

O local também terá atividades para a comunidade. No dia 11 de setembro, às 14h, acontece uma oficina com o tema segurança digital com o grupo de mulheres rurais Koloniegeschmack. E no dia 19 de setembro, às 20h, acontece no Piquete Literário o lançamento do livro “O paraíso das palavras”, da escritora e artista sapiranguense Nana Bernardes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Sapiranguenses são destaque em etapa das Paralimpíadas Escolares

A delegação de atletas de Sapiranga novamente foi a maior entre os gaúchos na etapa sul-sudeste das Paralimpíadas Escolares. A […]