Secretaria de Saúde de Sapiranga alerta para risco de leptospirose em situações de inundação

Jornal Opinião

Com as fortes chuvas que ocorreram em nosso município, aumenta o risco da população, exposta às enchentes, contrair leptospirose. A doença é infecciosa, causada por uma bactéria chamada Leptospira, que chega ao ambiente pela urina de ratos, podendo levar a um quadro grave, inclusive à morte. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama, elevando o risco do contato humano com a bactéria. Os principais sintomas da leptospirose são: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na batata da perna) e calafrios, que aparecem alguns dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto (em média sete a quinze dias após a contaminação). Ao sentir algum destes sintomas, procure, o mais rápido possível, uma unidade de saúde e informe ao médico se houve contato com água ou lama de enchente.


A leptospirose é uma doença curável. O diagnóstico e o tratamento precoces representam a melhor solução, para isto é necessário procurar atendimento médico para fazer o diagnóstico e o tratamento correto da doença. Para prevenir a leptospirose a Vigilância Epidemiológica, recomenda à população:

  • Evitar o contato com água ou lama de enchentes, bem como impedir que crianças nadem ou brinquem nas águas de enchentes ou córregos;
  • Usar botas e luvas de borracha durante o trabalho de limpeza da lama, nas residências ou nas ruas, bem como na remoção de detritos e desentupimentos de esgotos e manilhas;
  • Lavar chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas pelas enchentes com sabão e água sanitária, na proporção de um copo de água sanitária para vinte litros de água;
  • Jogar fora todo o alimento que teve contato com a água da enchente;
  • Armazenar o lixo em recipientes bem fechados e em locais elevados do solo, para que não sirva de fonte de alimento para os ratos. O ideal é colocar o lixo na rua para a coleta pública pouco antes do caminhão de lixo passar e jamais jogá-lo em córrego, bueiros ou na rua.

Outras doenças – As enchentes exigem atenção redobrada principalmente por conta das doenças transmitidas pela água, por vetores, por alimentos e pelo risco de acidentes com animais peçonhentos. Grande parte das doenças é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados ou pelo contato com essa água ou a lama da enchente. Além da leptospirose, as doenças diarreicas, a febre tifóide e as hepatites virais A e E são as que mais preocupam. É necessário que fiquem atentos também à possibilidade de ocorrência de surtos de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, bem como de diarreias em pessoas desabrigadas, alojadas em condições inadequadas e recebendo água de consumo ou alimentos sem os necessários cuidados para evitar contaminação.
Ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar a UBS de referência e relatar o contato com exposição de risco. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (51) 3959 1005 Ramal 8222 ou 8208.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Sábado (24) tem encontro de orquestras jovens em Campo Bom

Cerca de 70 jovens músicos de Campo Bom e de Nova Petrópolis se reúnem no sábado (24), no Teatro do […]