Projeto de capacitação ‘Mãos Salvadoras’, do Samu de Sapiranga, promove cursos gratuitos de primeiros socorros

Jornal Opinião

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sapiranga é responsável pelo Projeto de capacitação Mãos Salvadoras, uma iniciativa de voluntários do Samu, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que existe desde setembro de 2021, com o objetivo de reduzir as mortes por PCR, ou seja parada cardiorrespiratória, fora do ambiente hospitalar, além de disseminar conhecimento sobre primeiros socorros.

A capacitação é um trabalho voluntário e o curso, que acontece de forma gratuita, trata sobre manobras simples de primeiros socorros, como por exemplo identificar uma parada cardiorrespiratória, como solicitar a ajuda correta, Suporte Básico de Vida em adultos, crianças e lactentes, como agir em casos de obstrução de vias aéreas e etc. Uma das responsáveis pelo projeto, é a socorrista do Samu, Simone Wasem, que organiza, agenda os treinamentos e é a instrutora. Ela comenta sobre a grande procura de empresas, escolas e demais estabelecimentos. “Estamos com o cronograma bem cheio até dezembro com poucas datas disponíveis ainda”, comenta. 

O projeto já está chegando em 100 treinamentos desde o início, em diversos locais como escolas, creches, empresas e também para a população em geral. Segundo Simone, as turmas geralmente são em torno de 30 pessoas. “Acho muito importante as pessoas buscarem aprender manobras simples de primeiros socorros, porque ninguém de nós está livre de passar por uma situação de emergência. Fazendo a capacitação, a pessoa saberá o que fazer e chamar o serviço certo”, finaliza.

Para solicitar a capacitação, interessados podem entrar em contato através do telefone (51) 99767-3478 e verificar a disponibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Estudantes da rede municipal de ensino contam com ônibus zero quilômetro para transporte escolar

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu um ônibus zero quilômetro. O veículo foi comprado através de […]