Secretarias atuam em conjunto para solucionar problemas de alagamento na cidade

Jornal Opinião

As secretarias municipais de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade e Obras Públicas e Serviços Urbanos, estão atuando em diversos pontos de Sapiranga para solucionar problemas de alagamentos em dias de fortes chuvas na cidade. Na última sexta-feira, 1º, os secretários Maurício Regla e Alcindo Luz, visitaram alguns pontos e conversaram com moradores sobre os problemas causados pelas chuvas, com o intuito de executarem a melhor solução em cada um dos locais visitados.

Com duas secretarias envolvidas, uma mais técnica e outra que executa, é possível aliar a elaboração de projetos e também suas execuções, criando um processo de controle e gerenciamento do escoamento das águas da chuva. Por vezes, além de uma necessária revisão da rede de drenagem, é necessário observar a quantidade de lixo que escorre pelas ruas, junto com a água, ocasionando o entupimento das bocas de lobo.

EM PROCESSO DE SOLUÇÃO
A Rua Tupanciretã (Amaral Ribeiro) receberá em breve uma canalização.
A melhoria aguarda conclusão de licitação para ser executada, sendo esta uma demanda da comunidade, que relata que, quando há muita chuva, a água escoa das ruas acima e desemboca nos canos da Tupanciretã, causando alagamentos.

A solução geral para todas as áreas da cidade é manter a limpeza dos bueiros em dia, além da constatação de projetos emergenciais, como colocação de grelhas para melhor escoamento da água e desobstrução de canos na rede de drenagem pluvial.

PRIMEIROS PASSOS
O segundo ponto visitado pela equipe foi a Rua Nova República (Sete de Setembro), onde o problema de entupimento das bocas de lobo já está sendo solucionado. Foi realizada limpeza no local e faltam alguns ajustes para compor o restante do projeto que passa por uma avaliação técnica. Nesta semana, os profissionais abrirão as tampas dos boeiros para verificar o fluxo de escoamento da água.

EM FASE DE ESTUDO
Na Rua General Daltro Filho (Centro), no ponto entre a Avenida 20 de Setembro e a Rua Quinze de Novembro, foram constatados alagamentos eventuais, que ocorrem em dias de chuvas torrenciais em um curto período de tempo.  O secretário Maurício Regla esteve com sua equipe no local. “Junto com os técnicos, estamos averiguando como funciona a rede de drenagem para verificar qual a melhor solução para ajustar este ponto de alagamento”, destacou. A equipe de engenharia da Secretaria de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade vai desenvolver um projeto de modificações necessárias no sistema de drenagem de águas na região da Rua General Daltro Filho. Posterior a isso, o projeto vai para licitação para que a obra possa ser realizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Banrisul anuncia maior Plano Safra de sua história com R$ 7 bilhões em crédito

O Banrisul lançou nesta terça-feira (05), o maior Plano Safra de sua história, com disponibilidade de R$ 7 bilhões em […]