Semana Farroupilha de Sapiranga encerra com show do grupo Tchê Guri e solenidade de extinção da centelha da Chama Crioula

Jornal Opinião

O último dia da Semana Farroupilha de Sapiranga contou com uma live especial do grupo Tchê Guri, declamações do poeta sapiranguense Jairo Brum, além do ato solene de extinção da centelha da Chama Crioula. A prefeita Carina Nath destacou o evento do Município (que este ano ocorreu no formato híbrido devido à pandemia de Covid-19, através das redes sociais da Prefeitura), ressaltando a importância e o orgulho das tradições gaúchas. ”Foram dias que nos alegraram, mesmo com eventos restritos e toda programação em formato on-line. Neste 20 de setembro, podemos lembrar dos eventos históricos que construíram a imagem do gaúcho. Imagem que nos orgulha e nos caracteriza como um povo forte, aguerrido, bravo e repleto de virtudes.” Carina ainda frisou que a Semana Farroupilha foi vivida intensamente na cidade. “Foram dias em que prendas e peões foram vistos com mais frequência. Pelas ruas, o carreteiro e o churrasco tiveram sabor diferente e as declamações nos arrepiaram. Que esse orgulho de ser gaúcho permaneça em nosso peito durante todo ano, nos alegrando em saber que tantas pessoas se divertiram com a programação dos festejos farroupilhas. Fica o nosso agradecimento aos CTGs Pedro Serrano, Sentinela do Pago, Desgarrados da Querência e Estância do Ferrabraz, por todos os ensinamentos, parceria e união.”  A prefeita finalizou seu discurso dizendo que com a união de todos é possível construir uma cidade cada vez melhor.  

As apresentações ao vivo iniciaram com o poeta missioneiro Jairo Brum, que declamou belos versos de poesias em homenagem ao Dia do Gaúcho. Já o show de fandango ficou por conta do Tchê Guri, que convidou todos que estavam assistindo a live a se divertirem com o grupo.

A programação dos festejos Farroupilha em Sapiranvga encerrou com os patrões dos CTGs realizando a extinção da Chama ao som do Hino Nacional.  “Me sinto muito feliz hoje por ter recebido este reconhecimento. Agradeço a todas as pessoas que acreditaram que eu poderia representar o tradicionalismo gaúcho, como patrona dos festejos farroupilhas”, disse a patrona municipal, Neusa Maria Greff da Luz, que  conclui sua fala com uma frase do MTG. ” Cultivar a tradição, para nós do Movimento Tradicionalista Gaúcho, é a preocupação em manter livre para nossos filhos e netos, a estrada aberta pelos nossos bisavós”. 

Também participaram do evento a Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen; a diretora de Cultura, Giovana Canani; a turismóloga Letícia Schumacher; o patrão do CTG Pedro Serrano, Jadir Goularte; a patroa do CTG Sentinela do Pago, Celi da Luz; o patrão do CTG Desgarrados da Querência, Leandro Bastos; e o patrão do CTG Estância do Ferrabraz, Flavio Gomes, entre outros.

A programação da Semana Farroupilha de Sapiranga foi marcada pelo início das atividades pedagógicas nas escolas, abordando o tradicionalismo, com o CTG Desgarrados da Querência. A abertura oficial ocorreu no dia 11 de setembro, com a Chegada da Chama Crioula.

Neste ano, o artista plástico sapiranguense Mauro Vila Real criou a nova identidade Farroupilha, obra “Caminhos de Anita”, em homenagem ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi,  também foi o instituidor da identidade visual da Semana  Farroupilha 2021 na Cidade das Rosas e do Voo Livre.

Caminhos de Anita é o tema dos Festejos Farroupilha de 2021

O tema escolhido para a Semana Farroupilha deste ano é Caminhos de Anita. A patrona estadual é a declamadora Liliana Cardoso. No município, em uma parceria com os CTGs, foi escolhida, por votação popular no Facebook da prefeitura, a patrona municipal dos festejos municipais. A escolhida foi a senhora Neusa Maria Greff da Luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

RGE investe R$ 1,8 milhão em obra de fortalecimento da rede elétrica de Sapiranga e Dois Irmãos

A RGE finalizou mais uma importante obra na rede elétrica que atende os municípios de Sapiranga e Dois Irmãos, oferecendo […]