Sustentabilidade e inovação são destaques da Mostra Glass Home 2022

Jornal Opinião

Sustentabilidade e inovação estão entre os destaques da Mostra Glass Home 2022. O evento, que acontece até o dia 18 de dezembro no Centro de Novo Hamburgo, tem como mote “O Bosque”, já que acontece em um espaço de área verde com 16 mil m². A mostra conta com 25 ambientes, projetados por arquitetos e designers de interiores de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Dentre os fornecedores parceiros, o evento reúne mais de 200 empresas, renomadas regionalmente e nacionalmente.  

A Vergraf tem como viés principal a inovação e a sustentabilidade. A empresa com sede em Cachoeirinha/RS é responsável por fornecer vergalhões de grafeno utilizados no processo construtivo dos ambientes. O material, em comparação ao material convencional, possui maior resistência mecânica, química, durabilidade, resistência UV, dentre outros benefícios. Além disso, aumenta a tenacidade do reforço, que é a quantidade de energia mecânica que o material pode absorver sem se fraturar. “O reforço de ferro do concreto tem sido usado por muitos anos, no entanto, sua principal deficiência é que ele é facilmente corroído e a corrosão resulta em falha estrutural. Recentemente, o uso de barras de FRP (polímero reforçado com fibra e grafeno) como reforço interno de estruturas de concreto em ambientes agressivos surgiu como uma solução inovadora para eliminar os problemas de corrosão”, explicou Manoel Matias Neto, diretor de marketing e sócio. Sobre a sustentabilidade, Matias explica: “nosso produto substitui as barras de ferro, um material que emite carbono. Além disso,  nosso produto não tem resíduos”, completou.  

A Berlitz Instaladora também está presente no evento e se destaca pela preocupação com a sustentabilidade. “Estamos na mostra com produtos relacionados à sustentabilidade elétrica, fornecendo energia através de painéis solares fotovoltaicos. A tecnologia é considerada sustentável porque os painéis produzem energia através de uma fonte inesgotável e que não agride o meio ambiente”, destacou Gustavo Berlitz, diretor comercial da empresa com sede em Dois Irmãos/RS.  

Os sistemas fotovoltaicos de geração de energia utilizam o sol como fonte primária de energia, assim como os sistemas de aquecimento solar, porém de forma diferente: enquanto os sistemas de aquecimento utilizam o calor solar para aquecer água, os sistemas fotovoltaicos utilizam a luz solar para gerar energia elétrica. “A sustentabilidade está em alta em todos os mercados, mas falando especificamente da energia solar fotovoltaica, ela ainda tem um benefício econômico gigantesco, por isso é notável o aumento de demanda para nós. Atuamos nesse mercado desde 2016 e temos hoje mais de 600 sistemas em operação, que são continuamente monitorados pela nossa equipe de apoio ao cliente”, complementou Berlitz.  

Obras a seco se tornam possibilidade e ganham notoriedade na Mostra

Uma das novidades da edição são as cinco casas que foram construídas totalmente do zero para a Mostra. Para que isso ocorresse, fornecedores de alto padrão foram selecionados e, dentre estes, alguns se destacam pela sua preocupação com a sustentabilidade e inovação. Um exemplo é a Encaixetec, empresa que oferece técnicas construtivas em Steel frame, Wood frame e Sistema SIP. A marca de Novo Hamburgo oferta soluções mais práticas, econômicas, sustentáveis e de grande desempenho. Além disso, os materiais empregados na sua maioria são renováveis. O aço, por exemplo, é reutilizável e a extração tem um impacto menor que o tijolo e o cimento utilizados na construção convencional.  

O tempo de obra está diretamente relacionado à questão sustentável também, já que os impactos gerais decorrentes de obras são minimizados. ”A diferença principal entre o processo construtivo tradicional para o nosso é que os materiais são sustentáveis e a produção é feita em um ambiente controlado, sem interferência do clima. Isso gera rapidez e produtividade sem desperdício, aumentando o retorno do valor investido na obra”, comentou Sandra Manéa Dreyer, sócia proprietária da Encaixetec. Além das diferenças citadas, também se destaca o custo de manutenção para climatização da casa, já que tanto para aquecer quanto para resfriar é menor em função da capacidade térmica.  

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) prevê um crescimento de 4% para o setor de construção a seco em 2023, se este dado se confirmar, será o maior em oito anos. “Em função da pandemia, notamos que as pessoas estão cada vez com mais pressa nas construções. O atraso das obras causado pela falta de materiais fez com que os consumidores procurassem as construções a seco. A disseminação da informação sobre o assunto também trouxe um crescimento do setor, já que as pessoas começaram a ter menos receio de investir”, finalizou Sandra.  

Do mesmo ramo, a Mopo Estruturas Modulares Portáteis, também está presente na mostra ofertando possibilidades sustentáveis em construção a seco. “Nosso maior objetivo é atingir a marca de zero resíduos e estamos chegando muito perto disso. A construção modular é a forma mais sustentável de construir, pois busca o máximo aproveitamento de materiais e, tendo o aço como matéria prima, tudo pode ser reciclado ou aplicado em outras criações”, comentou Rodrigo Isoppo, fundador da Mopo. A marca desenvolve um sistema de peças paramétricas, onde, através da ideia do cliente, compatibiliza criatividade e industrialização. Sobre a procura por esse tipo de construção, a empresa nota um crescimento. “As qualidades desse sistema tem se espalhado e ganhado reconhecimento nacional. Hoje é empregado tanto em obras de grande porte, como escolas e hospitais, quanto em construções de menor escala, como residências, lojas e cabanas”, explicou Isoppo.  

SERVIÇO

Evento: Mostra Glass Home 2022

Data: de 22 de outubro a 18 de dezembro.

Horários da Mostra para visitação:  terça-feira a sábado: 14h às 20h30 e aos domingos e feriados: 14 às 20 horas.

Funcionamento do restaurante: de terça-feira a domingo, a partir das 11 horas.

Local: R. Almirante Barroso, 241 – Centro, Novo Hamburgo/RS

Realização: Grupo Glass, que também é criador da Revista Glass e do Glass Mall – shopping de arquitetura e decoração que está em obras na cidade e previsto para inaugurar este ano.

Ingresso:  R$ 50,00 a entrada inteira e R$ 25,00 a meia entrada. Ingressos podem ser adquiridos pelo site https://bit.ly/ingressosbosque2022 ou na bilheteria. Para quem quiser visitar somente o restaurante ou a quadra de beach tennis o acesso é gratuito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Proerd forma 348 estudantes em Sapiranga

Foram 348 alunos da rede pública de Sapiranga que disseram não às drogas nesta terça-feira, 29, durante a formatura do […]