Biblioteca Pública e Assistência Social desenvolvem projeto de leitura para idosos dos Grupos de Convivência

Jornal Opinião

Despertar o prazer pela leitura e estimular a convivência familiar são os principais objetivos do projeto Sacola da Leitura, uma parceria entre Secretaria de Assistência Social e Biblioteca Municipal Prefeito Edwin Kuwer. A ideia surgiu a partir da doação de livros pela Biblioteca e busca envolver os idosos atendidos nos Grupos de Convivência Esperança, São Luiz, União e Primavera.

Os livros servem como instrumento para integrar a família e ainda estimulam a criatividade, memória e a atividade cognitiva, melhorando a qualidade de vida e de saúde dos idosos. O projeto, que iniciou nesta segunda-feira, 13, consiste no rodízio de sacolas entre os idosos. Dentro delas, seis ou sete livros englobando literatura infantil, juvenil e adulta. Sempre com livros escritos por autores sapiranguenses. Dentro das sacolas, o idoso ainda encontrará uma boneca e o diário de viagem da boneca, para as famílias irem preenchendo com desenhos, fotos, impressões sobre os livros lidos e experiências vividas durante o tempo em que a sacola esteve com eles, criando assim um histórico da viagem das bonecas.

“Muitos avós cuidam dos netos. Queremos promover essa aproximação dos familiares com os idosos. O avô lendo pro neto ou ao contrário”, salienta uma das responsáveis pelo projeto, Maria Regina Santos de Carvalho, coordenadora dos grupos de convivência. A troca das sacolas deve ocorrer a cada 15 dias entre os cerca de 110 idosos que participam dos grupos de convivência. Vanice Brandenburg, assistente social, é também responsável pela execução do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximo Post

Campeonato Panamericano de Downhill MTB 2021 acontece em Sapiranga

Sapiranga, com seu imponente Morro Ferrabraz, tem tradição em sediar competições de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o downhill […]