Biblioteca Pública e Assistência Social desenvolvem projeto de leitura para idosos dos Grupos de Convivência

Jornal Opinião

Despertar o prazer pela leitura e estimular a convivência familiar são os principais objetivos do projeto Sacola da Leitura, uma parceria entre Secretaria de Assistência Social e Biblioteca Municipal Prefeito Edwin Kuwer. A ideia surgiu a partir da doação de livros pela Biblioteca e busca envolver os idosos atendidos nos Grupos de Convivência Esperança, São Luiz, União e Primavera.

Os livros servem como instrumento para integrar a família e ainda estimulam a criatividade, memória e a atividade cognitiva, melhorando a qualidade de vida e de saúde dos idosos. O projeto, que iniciou nesta segunda-feira, 13, consiste no rodízio de sacolas entre os idosos. Dentro delas, seis ou sete livros englobando literatura infantil, juvenil e adulta. Sempre com livros escritos por autores sapiranguenses. Dentro das sacolas, o idoso ainda encontrará uma boneca e o diário de viagem da boneca, para as famílias irem preenchendo com desenhos, fotos, impressões sobre os livros lidos e experiências vividas durante o tempo em que a sacola esteve com eles, criando assim um histórico da viagem das bonecas.

“Muitos avós cuidam dos netos. Queremos promover essa aproximação dos familiares com os idosos. O avô lendo pro neto ou ao contrário”, salienta uma das responsáveis pelo projeto, Maria Regina Santos de Carvalho, coordenadora dos grupos de convivência. A troca das sacolas deve ocorrer a cada 15 dias entre os cerca de 110 idosos que participam dos grupos de convivência. Vanice Brandenburg, assistente social, é também responsável pela execução do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Campeonato Panamericano de Downhill MTB 2021 acontece em Sapiranga

Sapiranga, com seu imponente Morro Ferrabraz, tem tradição em sediar competições de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o downhill […]