Rede de Saúde possui teste rápido para detectar a dengue

Jornal Opinião

O surto de Dengue já ultrapassa 2 milhões de casos em todo o país. Para combater a doença é preciso eliminar os focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Nos casos em que há suspeita de contaminação o diagnóstico é fundamental para iniciar o tratamento, para isso a Secretaria de Saúde adquiriu neste mês 5 mil unidades de testes rápidos que são aplicados nas unidades dos bairros e na UPA 24h.

O teste é realizado por punção no dedo – semelhante à medição de glicemia – e é indicado quando o paciente apresenta febre e mais dois sintomas da dengue, por até cinco dias. Os sintomas iniciais são febre associada a dor de cabeça, dor no fundo do olho, dor muscular, dor abdominal, dor nas articulações, além de manchas no corpo. Se o resultado for positivo o tratamento com analgésicos inicia imediatamente. Após cinco dias é realizado o teste comum (sanguíneo) para continuidade do tratamento.

Além da medicação uma medida importante para evitar consequências graves da doença é a hidratação. O Ministério da Saúde orienta que, mesmo antes de testar, ainda em casa o paciente que estiver com suspeita de dengue intensifique o consumo de líquidos. “Água é sempre a melhor opção, mas sucos, chás e soro caseiro também podem ser efetivos para esse tratamento precoce que evita o agravamento”, orienta a enfermeira e coordenadora da Secretaria de Saúde, Marise Franzen.

A Dengue é uma doença que pode ser fatal, mas quase na totalidade dos casos, quando se identifica uma tendência na evolução para gravidade, há medidas que podem ser tomadas para evitar a conter a doença. De acordo com os infectologistas, os grupos mais vulneráveis são idosos, crianças de até 5 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Próximo Post

Cota única do IPTU vence nesta quinta-feira, 28

A cota única ou primeira parcela do IPTU 2024 vence nesta quinta-feira, 28. Para os imóveis em dia com os […]