Agosto Lilás: mês de debates sobre a violência contra a mulher em Sapiranga

Jornal Opinião

O mês de agosto é mercado pelo amplo debate sobre a violência contra a mulher. Em Sapiranga, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Alzira Valesca Lampert Fett atua diariamente para auxiliar mulheres através do acolhimento e atendimento, psicológico e social e também está desenvolvendo ações durante este mês para potencializar o trabalho de divulgação sobre ações de combate. O Agosto Lilás é uma campanha instituída por lei e realizada em todo o território nacional, a fim de buscar o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Um dos objetivos, é intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, que comemorou 16 anos no último dia 07. 

A atuação do CRAM contribui para o fortalecimento de mulheres, no resgate de sua cidadania, valores, moral e até mesmo de sua vida profissional e financeira. Através dele, em Sapiranga, algumas ações estão sendo realizadas a fim de trazer mais informação e conhecimento que contribuam na luta contra a violência doméstica. Uma cartilha foi desenvolvida, de forma digital, para que a população tenha fácil acesso às informações sobre os tipos de violência e como denunciá-las. Além disto, o totem da entrada da cidade está iluminado na cor lilás. Também será realizada uma palestra, para os colaboradores do Calçados Paquetá, com transmissão à nível nacional. 

O Agosto Lilás está instituído em Sapiranga desde junho de 2022. A Lei 6967/2022 foi sancionada pela Prefeita Carina Nath e prevê que o mês de agosto seja destinado para realização de ações de campanhas de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e a ampla divulgação da Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, intitulada Lei Maria da Penha. O mês de agosto também foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município. A lei entra em vigor com o intuito de promover a realização de ações através do Poder Público, instituições de ensino, entidades representativas de classe e pelas organizações da sociedade civil isoladamente ou em parceria. 

QUANDO PROCURAR O CRAM
Quando a mulher se sentir ameaçada, violada ou for agredida, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Alzira Valesca Lampert Fett pode  ajudar. Interessadas em buscar auxílio ou acolhimento podem entrar em contato através do telefone (51) 3959-1052, pelo e-mail coordenadoriadamulher@sapiranga.rs.gov.br ou presencialmente na Avenida 20 de Setembro, 1695 – bairro Oeste, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. Em caso de denúncias ou violência, há um telefone de plantão 24 horas: (51) 99599-9657.

AGENDAS
O Centro de Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Alzira Valesca Lampert Fett, de Sapiranga, irá participar de diversos eventos durante o mês de agosto, para promover informações sobre a atuação do CRAM no município. Confira:

09/08 – evento em Campo Bom 
11/08 – entrevista na Rádio Harmonia
12/08 – evento em Alvorada
17/08 – evento em São Leopoldo
25/08 – palestra no Calçados Paquetá 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Reforma em cobertura do Parque do Imigrante segue até final de agosto

O vendaval que atingiu a cidade de Sapiranga há alguns meses, causou prejuízo também nas áreas públicas do município. O […]