Alunos da Emef 25 de Julho pintam quadro com a artista Tânia Hanauer em homenagem aos 69 anos da escola

Jornal Opinião

A cada pincelada, uma nova história é contada. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) 25 de Julho pintaram um quadro com a imagem da escola, juntamente com a artista plástica Tânia Hanauer, em homenagem aos 69 anos da escola, comemorados em março deste ano. A entrega do quadro aconteceu nesta terça-feira, 18. A diretora e professora do ensino globalizado, Ana Cristina Winter, que teve a iniciativa. 

“Valorizar, cuidar e contar a nossa história”, esta foi a motivação da professora Ana para convidar Tânia para pintar a fachada da escola, como forma de manter viva a imagem do local. A artista propôs trabalhar juntamente com os alunos, para que os mesmos pudessem ajudar a contar essa história através da arte. Durante algumas terças-feiras, desde o início do ano letivo, Tânia visitou a escola e trabalhou com os alunos, desde o desenho até a pintura. Depois, ela finalizou os detalhes em casa. 

Um dos principais objetivos deste trabalho foi proporcionar aos alunos a compreensão de uma obra de arte, como ela é feita e todo o trabalho por trás do resultado final. “O desenho não é só ter a ideia, mas é a gente observar, as árvores, as folhas, o telhado”, comenta a artista Tânia Hanauer. O quadro se torna agora um bem adquirido, que ajuda a contar um pouco dos 69 anos de história. “É uma escola de faz parte do morro, tem gente que estudou aqui que está com 70, 80 anos…”, comenta a professora Ana Cristina.

A escola é composta por uma turma, multisseriada, do 3º ao 5º ano, composta por 11 alunos. Antonnia Mussi Borba, 9 anos, é do 3º ano e relata a felicidade dela e dos colegas em realizar a pintura. “Quando a gente ficou sabendo que a gente ia pintar um quadro, a gente ficou muito feliz. A gente fez um monte de coisa bonita!”, comenta. 

A pintura dura em torno de 50 anos, portanto, fará parte da escola por um bom tempo. “Um quadro é um registro, é uma lembrança para a escola”, descreve a professora Ana Cristina, que justifica a iniciativa do presente para a escola ser uma obra de arte. Os registros destes 69 anos da escola são poucos, por isto a diretora diz achar importante ter este registro, em forma de arte, para contar a história da escola. 

A artista Tânia Hanauer possui em torno de 30 anos de profissão e realiza este tipo de trabalhos com alunos da rede de ensino seguidamente. Ela busca promover a curiosidade e interesse dos estudantes pelas artes, seja através dos quadros, música ou poesia. “Vocês vão crescer e vão saber que aqui neste quadro tem um pouquinho da pincelada que vocês fizeram”, destacou Tânia. Ela ainda cita que os alunos podem perceber o processo de criação de obra de arte e conhecer um lado da arte que muitas vezes é desconhecido.  A diretora e professora, Ana Cristina Winter, ainda comenta sobre as ideias para o próximo ano, quando a escola comemora 70 anos. “Ano que vem a escola vai fazer 70 anos, faremos um baile e irei convidar os ex-alunos”, destaca. A ideia é reunir pessoas que já fizeram parte da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Diversidade musical marca 33ª Oktoberfest de Igrejinha

A diversidade musical é uma das marcas registradas da Oktoberfest de Igrejinha. Além das tradicionais bandinhas típicas, a festa tem […]