Campo Bom já registrou abertura de mais de 930 empresas em 2022

Jornal Opinião

Campo Bom se consolidou como um ambiente favorável para a abertura de empresas. Os números tornam a afirmação inquestionável: desde 2017, há aumento no registro de novos negócios a cada ano.

Até o dia 10 de outubro, 933 CNPJs foram abertos no município em 2022. A média mensal, algo em torno de 100 novas empresas até aqui, indica que o número deve ultrapassar o registrado no ano passado (1.182).

No período, de janeiro de 2017 para cá, já são 4.840 novos negócios. No primeiro ano, foram abertas 463 empresas; depois, em 2018, 585; em 2019, 741; e em 2020, 936. Os dados incluem os registros de Microempreendedor Individual (MEI).

Menos burocracia, mais empresas, mais empregos

Para o prefeito Luciano Orsi, o resultado é consequência do entendimento aplicado de que o Poder Público deve ser facilitador do desenvolvimento econômico, o que passa também pela esfera privada. “A partir de ações de desburocratização, estamos atraindo empreendimentos, gerando mais empregos e renda aos campo-bonenses”, observa.

De acordo com o primeiro Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, elaborado pelo Ministério da Economia em maio de 2021, Campo Bom foi o 4º município do Brasil e o 1º da Região Sul que mais isentou de licenças atividades econômicas de baixo risco (582). No mesmo ano, o Município foi o 11º entre os 497 do RS que mais gerou novos empregos (2.183), o 2º entre os que têm menos de 100 mil habitantes.

Muito mais do que garantir a abertura de empresas, a cidade se destaca por oferecer ferramentas que permitem o crescimento dos negócios locais, de acordo com Henrique Scholz, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “A partir de programas como o Campo Bom para Negócios, que dá incentivos para o aumento da participação de mercado, por exemplo, criam-se condições para o desenvolvimento do empreendimento”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Comemoração alusiva ao Dia do Idoso ocorreu no Centro de Cultura

A comemoração alusiva ao Dia do Idoso teve uma programação especial na tarde desta terça-feira, 11, no Centro de Cultura […]