Comunidade participa de atividades físicas em grupos de convivência

Jornal Opinião

Os grupos de atividades físicas promovidos pela Secretaria de Saúde já atuam há vários anos em Sapiranga. As turmas se encontram uma vez por semana para fazer exercícios e também monitorar a condição física. Uma equipe da unidade de saúde do bairro (enfermeiros ou técnicos de enfermagem) participa da primeira parte do encontro através da aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Depois os educadores físicos aplicam os exercícios. “O tamanho de cada turma varia, mas são em média 40 por aula. Os exercícios são de menor intensidade e cada um faz até onde o seu corpo consegue, sem forçar, apenas buscando uma movimentação saudável”, explica a professora de educação física Zuleide Pastorini.

No bairro São Jacó, os encontros acontecem no salão da Capela Nossa Senhora do Caravaggio, sempre nas manhãs de quinta-feira. “O médico me falou: ‘Dona Vitória, tem que se mexer, tem que fazer exercício’, daí eu comecei lá no Parcão e depois vim aqui no grupo que é mais perto da minha casa. Eu nunca falto, gosto muito e me faz bem demais”, comenta a aposentada Vitória Zandoná Arruda, 80 anos, que já levou mais seis amigas para fazer parte da atividade. 

Não há limite, ou idade mínima para participar dos grupos, porém, em função da disponibilidade de horários, a grande maioria dos participantes são da 3ª idade e, por isso, os exercícios são adaptados. 
Durante as aulas, são realizados movimentos de alongamento, musculação e aeróbicos, geralmente de baixa intensidade, mas com repetições em séries. São utilizados objetos de apoio adaptados, como pesos (garrafa pet com água ou areia) e bastões (cabos de vassoura) o que oferece maior dinâmica aos exercícios.
Para participar dos grupos de atividade física basta ir até um dos locais usando roupas leves e calçado confortável ou procurar a UBS mais próxima para se informar. 

Veja o cronograma dos encontros:

Segunda- feira 
Oeste – Salão da Comunidade São Francisco  – 7h30
Amaral Ribeiro  –  Sede do CTG Galpão Sentinela do Pago – 9h20

Terça-feira 
São Luiz – Salão Paróquia São Luiz Gonzaga  – 7h20
Morada São Luiz – Barracão da Com. São Miguel – 9h20

Quarta-feira 
Centenário São Paróquia Ev. Renascer –  7h20
Sete de Setembro –  Use  – 9h30 às 11h30
Cohab  – Salão da capela Nossa Senhora de Fátima – 13h30

Quinta-feira 
São Jacó – Salão Capela Nossa Senhora do Caravaggio – 7h20
Oeste  – Comunidade Nossa Senhora do Carmo – 9H20
Vila Irma – Salão Capela Nsra Aparecida –  14h

Sexta-feira
Voo Livre- Associação João Goulart -7h20
São Paulo – Emef Rubaldo Emílio Saenger – 9h20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Ação Social Fraterna Ecumênica aconteceu neste sábado

Neste sábado, 15, a Pastoral da Cáritas realizou a Ação Social Fraterna Ecumênica, no Centro Municipal de Educação Ayrton Senna. […]