Escola Municipal 25 de Julho comemora 69 anos de atividades

Jornal Opinião

Nem mesmo o clima chuvoso desta sexta-feira, 11, pode atrapalhar as celebrações na Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho. A escola completará no próximo domingo, dia 13 de março, 69 anos de atividades, dois anos a mais que o próprio município. A Emef 25 de Julho hoje atende crianças com idade entre 4 e 11 anos, matriculadas do jardim ao 5º ano, e está localizada na Rua da Igreja, s/nº, na localidade de Picada São Jacó, Morro Ferrrabraz. O prefeito em exercício, Adriano Oliveira, acompanhado da secretária Municipal de Educação, Cláudia Kichler, e servidoras da Smed, prestigiou as celebrações que contou com declamações do poeta Jairo Brum Gomes, além do tradicional “parabéns pra você”.

A escola concentra as gerações de famílias que moram na localidade, desde o início das suas atividades, em 1953, conforme explica a professora titular e diretora, Ana Cristina Winter, que é pedagoga, psicopedagoga e mestre em diversidade cultural e inclusão social. “A escola esse ano está completando 69 anos e é uma escola que tem uma importância muito grande para a comunidade, porque ela une e concentra várias gerações. Os alunos que temos hoje são netos e alguns até bisnetos dos primeiros alunos daqui. É a escola mais antiga do munícipio e por isso buscamos valorizar e conservar ela para que faça parte por muitos anos ainda da comunidade”, explicou.

Fundação da escola com a chegada dos imigrantes alemães

A imigração de famílias vindas da Alemanha, no início do século XX, para Sapiranga, então distrito de São Leopoldo, trouxe a necessidade de uma escola, pois eram aproximadamente 58 crianças. A primeira escola foi onde hoje é o prédio histórico Aula Municipal, construído em 1935. Como naquele tempo o professor se locomovia a cavalo de São Leopoldo, a escola precisaria também oferecer moradia. Então, em 13 de março de 1953, foi inaugurada a Escola 25 de Julho. Espaço que abrigaria o professor, sua família e ainda ofereceria uma sala de aula e banheiros para as crianças da comunidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Defensoria Pública da União atenderá no CREAS de Sapiranga do dia 28 de março a 1º de abril

A ação itinerante da Defensoria Pública da União (DPU) Canoas estará em Sapiranga nos próximos dias. A DPU atenderá a […]