Faccat assina parceria com Prefeitura, Procon e Judiciário de Rolante

Jornal Opinião

As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) sempre estão de portas abertas para serem parceiras de projetos que promovem o bem-estar social da comunidade. Várias iniciativas já foram feitas ao longo dos anos e já beneficiaram centenas de pessoas da região. Recentemente, a Faccat, a Prefeitura de Rolante e o Poder Judiciário uniram forças e assinaram o Acordo de Cooperação Técnica, que tem por objetivo promover a cooperação técnica por meio da implementação do Núcleo Multidisciplinar de Atendimento ao Superendividado (NAS). O documento foi assinado na tarde de 13 de dezembro, na sede da Faccat, em Taquara. Os trabalhos práticos iniciarão no primeiro semestre de 2024, com o retorno do ano letivo da Instituição.

A iniciativa pretende ajudar e orientar moradores de Rolante que possuem um superendividamento e que não estão conseguindo seguir em frente. Por meio do Procon de Rolante, que realizará a filtragem, a demanda será encaminhada para a Faccat.  Sob a coordenação dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial, e com a orientação de docentes da Instituição, essas pessoas receberão atendimento multidisciplinar, a fim de possibilitar a reinserção social e construção de um plano de pagamento.  Caberá ao Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, no âmbito de suas atribuições, apreciar e, se for o caso, homologar os acordos firmados no Núcleo Multidisciplinar de Atendimento ao Superendividado (NAS).

Na avaliação do Procurador Jurídico da Prefeitura de Rolante, Arthur Henrique Klein, além de sanar a dívida, os indivíduos endividados terão que receber orientação sobre o Educação Financeira para não voltar a ficar superendividado.  “Será preciso uma orientação maior para que essas pessoas não voltem a ficar endividadas. A maioria das pessoas não tem o discernimento do que é pagar uma taxa de juro, que é o custo do dinheiro. O superendividamento é um assunto muito discutido atualmente e um problema real na sociedade”, enfatiza o Procurador da Prefeitura de Rolante.

Educação Financeira

Já o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, comenta que dentro da realidade brasileira isso é um assunto muito sério. “A questão da Educação Financeira é algo que deve vir da família. Aprender desde cedo a ter este controle. O problema é que isso não está acontecendo. Temos que ajudar essas pessoas, envolvendo o maior número de pessoas possíveis”, destaca Backes.

Participaram também da cerimônia de assinatura do Termo a vereadora Bibiana da Silva, que, na oportunidade, era presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Rolante; a secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania de Rolante, Alzira Rippel; o  coordenador do Procon de Rolante, Adão Kolowski; o chefe de Departamento do Procon Municipal, Dilcenei Nunes; a chefe de Seção do Procon Municipal, Bruna Ramona Brodt; Assistente Social, Carina de Bona Deczuta; a Secretária do CEJUSC, Tatiana Sartori; Conciliadora do CEJUSC, Thaís Rafaella de Melo; o coordenador do curso de Direito da Faccat, José Alcides Renner; e o coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e de Turismo, Marcos Paulo Dhein Griebeler.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Procon Sapiranga faz alerta sobre as compras de Natal

Com a chegada da época mais festiva do ano e que também é de movimento no comércio, o Procon destaca […]