Handebol Social da LHH completa 20 anos e retoma atividades em Novo Hamburgo

Jornal Opinião

O esporte sempre foi ferramenta de transformação, socialização e estímulo para o futuro de crianças e adolescentes. Em Novo Hamburgo, a Liga Hamburguense de Handebol (LHH) desenvolve este trabalho desde 2003, tendo auxiliado milhares de pessoas. Atualmente atende gratuitamente cerca de 180 jovens, dos 9 aos 17 anos de idade, em aulas no contraturno escolar em 12 núcleos espalhados por vários bairros periféricos do município. Em 2023, o projeto Handebol Social completa 20 anos de atividades e retomou os trabalhos em fevereiro, após as férias escolares.

Os espaços com atendimentos no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, ficam nos bairros Canudos, São Jorge, Operário, Diehl (Loteamento Kephas), Rondônia e Ideal, e aos sábados à tarde, no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, no Rincão. Todos os alunos participantes precisam estar matriculados nas escolas da rede pública de ensino de Novo Hamburgo. Ao todo, estudantes de 11 instituições integram a iniciativa.

O idealizador do Handebol Social e coordenador técnico da LHH, Renato Arena, celebrou os 20 anos de serviços prestados à comunidade hamburguense com o desenvolvimento do projeto. “Quando recordamos da nossa origem, com 14 alunos na quadra do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini (bairro São José), e observamos o nosso momento atual com cerca de 180 alunos atendidos, em sete bairros da nossa cidade, nos damos conta que estamos no caminho certo! O momento é de seguir com a nossa missão de atender bem nossos alunos e nos preparar para comemorar o Jubileu de Prata em 2028”, enfatizou Arena, que ainda agradeceu as parcerias que viabilizam a iniciativa. “Obrigado a todos que nos apoiam e acreditam no trabalho”, complementou.

Estrutura

Além de contar com a experiência de Renato Arena, que também é treinador, a LHH possui mais três professores de educação física e um monitor, que auxiliam no dia a dia do projeto. Todos os profissionais são registrados no Conselho Regional de Educação Física (Cref/RS). Para obter mais informações e realizar inscrições para o Handebol Social, o contato é o WhatsApp (51) 99714-2530.

A iniciativa tem patrocínio de Doctor Clin e Wellour, e apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo.

Do social à competição

Em termos de competição, a LHH possui parceria com o Colégio Gustavo Schreiber (GuSch), de São Leopoldo, que oferece bolsas de estudos para as jogadoras da equipe hamburguense. Os times de competição são formados apenas no naipe feminino. As categorias sub-12 e sub-14 são formadas apenas por atletas oriundas do Handebol Social, que muitas vezes continuam seu desenvolvimento nas equipes de rendimento, casos da sub-16, sub-18, sub-21 e adulto.

Inclusive, na temporada 2022/23, atletas que fizeram parte da iniciativa social em anos anteriores integraram o projeto Handebol Esporte Para Todos, que distribuiu bolsa-atleta às jogadoras dos times de rendimento da LHH, a partir de financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, e patrocínio de Mokai Express. Para este ano, a LHH ainda segue em fase de captação de recursos para dar continuidade ao trabalho na segunda edição do projeto.

Onde o Handebol Social acontece

*Bairro Canudos – 5 núcleos*

Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Salgado Filho

EMEB Machado de Assis

EMEB Marta Wattenberg

EMEB Tancredo Neves

Comunidade Evangélica Martim Lutero

*Bairro São Jorge – 2 núcleos*

EMEB Monteiro Lobato

EMEB Prudente de Moraes

*Bairro Rincão – 1 núcleo*

EMEB João Goulart

*Bairro Kephas – 1 núcleo*

EMEB Eugênio Nelson Ritzel

*Bairro Operário – 1 núcleo*

EMEB Cecília Meireles

*Bairro Rondônia – 1 núcleo*

EMEB Jorge Evaldo Koch

*Bairro Ideal – 1 núcleo*

EMEB Imperatriz Leopoldina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto participa do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS

Na tarde da última terça-feira, 14, autoridades de todo o Estado estiveram presentes na Assembleia de Verão 2023 da Federação […]