Na França, Luciano Horn conquista o top 25 no Campeonato Mundial de Parapente

Jornal Opinião

Com o sentimento de missão cumprida e sonho realizado, o piloto Luciano Horn, presidente da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga (RS), retorna da Europa com um grande feito na bagagem. O atleta gaúcho conquistou a 24ª colocação (5.727 pontos) no Campeonato Mundial de Parapente, disputado entre os dias 20 de maio e 3 de junho, na região de Savoie Mont Blanc. O evento internacional reuniu os 150 melhores pilotos do mundo, oriundos de 57 países. Horn, que foi o único gaúcho entre cinco representantes da seleção brasileira da modalidade, obteve ainda a melhor classificação de um piloto não europeu.

O sapiranguense, de 44 anos, que integra o projeto Equipe AGVL de Parapente, que tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, com patrocínio de Família Geisse – Vinhedos de Terroir e apoio da Prefeitura Municipal de Sapiranga, ajudou o Brasil também na conquista da 8ª posição entre todas as nações que disputaram o campeonato. 

Horn, que fez sua estreia em campeonatos mundiais, celebrou o bom resultado na competição nos céus franceses. “Foram nove dias de provas. Passamos por quatro diferentes sítios de voos, entre eles os dois clássicos da França: Annecy e Saint Hilaire du Touvet. Foi a realização de um sonho participar da competição no país do voo livre. Muito feliz de ter a possibilidade de vir voar aqui, só tenho a agradecer ao Pró-Esporte RS, Família Geisse e Prefeitura de Sapiranga”, ressaltou o atleta, que representou ainda a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL). Além dele, o Brasil foi representado por Rafael Saladini (31º), Erico Oliveira (43º), Rafael Barros (135º) e Marcella Uchoa (149ª).

“Como equipe brasileira, gostaríamos e tínhamos planos de ficar numa melhor colocação, mas na vida, às vezes, é assim. Tivemos um acidente com a Marcella, logo nos 15 minutos iniciais da prova 1, assim começamos emocionalmente atrás. O lado positivo é que não foi nada de mais grave. Depois conseguimos ir melhorando aos poucos. No entanto, fomos voar em MontLamberd, um local difícil, turbulento e que mostrou que não era fácil de se posicionar na largada para fazer uma prova justa. Perdemos alguns preciosos pontos assim, mas quando a condição melhorou, conseguimos brigar por posições melhores”, ressaltou Horn, que em várias provas figurou entre os 20 melhores pilotos, sendo que numa delas encerrou na nona posição.

 “Encerro a competição com mais aprendizado e experiência na bagagem, e agradecido pela torcida de todos os companheiros de equipe e apoiadores”, finalizou Luciano Horn.

Fotos: Divulgação/AGVL

AGVL participa da Copa Brasil Sport em Goiás

Enquanto Horn retorna para casa para o merecido descanso, outros atletas do projeto Equipe AGVL de Parapente disputarão a Copa Brasil Sport de Parapente, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de junho, na cidade de Formosa, em Goiás. Além deste evento, os pilotos gaúchos competirão na Super Final do Circuito Centro-Oeste de Parapente, no mesmo local. A AGVL estará representada por Flávio Pinheiro, Lucas Bonfadini, Cristiano Model, Eduardo da Silva e Fábio Gomes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Prefeitura de Sapiranga alerta sobre golpe

A Prefeitura de Sapiranga alerta a população sobre um golpe que está sendo relatado por comerciantes da cidade. A Administração […]