Primeiro aviário de Sapiranga inicia atividades em setembro

Jornal Opinião

A felicidade de um sonho realizado. Este é o sentimento do agricultor Evandro Stelzer, da localidade de Picada Schneider em Sapiranga. O empreendimento possui dois modernos pavilhões construídos na propriedade da família para a criação de frangos de corte da empresa Nutrifrango. “Faz seis anos que estou nesse processo de criação do empreendimento. Minha persistência fez realizar este sonho”, comemora o orgulhoso Evandro.

Cada pavilhão possui 120 metros de comprimento e 16 metros de largura, totalizando 1.920 m². Os pavilhões possuem ventiladores para refrescar os ambientes no verão, além de  bicos aspersores para resfriamento. As estruturas contam ainda com  a  ventilação natural, mediante abertura das cortinas, além dos janelões nas portas para garantir a circulação de ar. Do lado de fora dos aviários existem três silos metálicos para armazenamento de ração, garantindo o abastecimento além da facilidade de escoamento do alimento que é mecanizado. O chão recebe camada de maravalha para formação da cama dos aviários, promovendo o conforto as aves. Cada aviário possui sistema de aquecimento composto por forno automático e o fechamento das laterais dos aviários com resistentes lonas de PVC.
“A ração é fornecida pela Nutrifrango, além dos pintos. Nosso trabalho é cuidar das aves por 45 dias, após são entregues ao frigorífico. Temos capacidade de alojar 25 mil aves em cada pavilhão, num ciclo de 45 dias. Vamos fazer seis lotes por ano, um total de 50 mil frangos”, frisa Stelzer.

Muito satisfeito com o investimento feito, Evandro considera o meio rural, através do aviário, uma ótima alternativa de trabalho para a família. “Eu, minha esposa Simone, minhas filhas Sirleni e Sabrina e o meu genro Simão vamos trabalhar na criação dos frangos. É uma oportunidade para as minhas filhas.”


APOIO DA PREFEITURA

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, o Aviário  Stelzer está liberado para executar as atividades que terão início no mês de setembro deste ano. A Prefeitura de Sapiranga desenvolve programas de incentivo aos agricultores em diversas áreas.“Através do apoio da Prefeitura nossa agricultura ficará cada vez mais fortalecida. Com o setor rural forte todos  temos a ganhar”, destaca o secretário Valdes Cavalheiro de Araújo.

A  Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, subsidiou 50% da  terraplanagem para construção dos aviários. “Os investimentos realizados pela Administração na produção de aves, além de permitir ao agricultor ter a chance de diversificar o setor produtivo, garante mais renda, qualidade de vida e incentiva a sucessão do negócio”, finaliza Valdes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

BM e Fiscalização de Trânsito encerram festa em Sapiranga

Na tarde de domingo (22/08), policiais militares do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), em conjunto com a Fiscalização […]