Sapiranga será sede do Torneio de Cães de Polícia Civil neste final de semana

Jornal Opinião

A Cidade das Rosas será palco no próximo final de semana para o primeiro Torneio de Cães de Polícia Civil no Rio Grande do Sul, competição que receberá participantes de todo estado e internacionais. O evento terá início na próxima sexta-feira, 27, com abertura oficial às 14h30min, na Delegacia de Polícia Civil. As atividades seguirão no sábado e no domingo, dias 28 e 29, no Parque do Imigrante. A disputa será dividida nas modalidades de detecção de entorpecentes, busca e resgate, busca e captura e patrulha, sendo que todas receberão premiação de 1º, 2° e 3° lugar. 

Atuando desde 2019 no município, os K-9, ou popularmente conhecidos como cães policiais, são cães criados e adestrados especificamente para ajudar a polícia e outras forças de segurança pública, atuando principalmente no farejamento de drogas e explosivos, localização de pessoas desaparecidas, encontro de provas de cenas de crime e, também, no ataque, captura e imobilização de suspeitos.

As provas serão supervisionadas por juízes especializados na área, como o sargento Roberto Cabrera, da Secretaria de Segurança Pública de Uruguaiana, agentes da Receita Federal, da Susepe de Santa Maria, bombeiros de Porto Alegre e um sargento da reserva cinófilo (especializado em adestramentos).

A competição será aberta ao público, que poderá acompanhar as provas em áreas delimitadas para não atrapalhar a dinâmica das provas e o desempenho dos competidores. Por medidas de segurança, os visitantes não poderão levar seus cães para as dependências do Parque do Imigrante.

O Torneio Cães de Polícia é uma realização do grupo Cães K-9 Detecção, de Uruguaiana, com apoio da Polícia Civil e da Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto.

Cronograma da competição:

27/05 – Sexta feira
14h30 – Cerimônia de abertura
16h – Preparação e prova de integração

28/05 – Sábado
9h – Prova de busca e resgate
16h – Prova de faro de entorpecentes

29/05 – Domingo
8h – Prova de cão de polícia
11h – Entrega de prêmios aos vencedores e encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Em breve, o Centro Esportivo Ayrton Senna será uma realidade

Em breve, a Prefeitura de Sapiranga iniciará a construção do novo Centro Esportivo Ayrton Senna. Um espaço de mais de […]