Sapiranguense é o primeiro gaúcho a fazer inovadora cirurgia oncológica pelo SUS

Jornal Opinião

O sapiranguense Amauri Rodrigues do Amaral, 50 anos, foi o primeiro paciente gaúcho a fazer uma inovadora cirurgia oncológica gastro intestinal (a Citorredução com HIPEC). A intervenção cirúrgica foi realizada na cidade de Natal (RN) e ocorreu através do SUS com o intermédio da Prefeitura de Sapiranga.

Desde 2021, mais de 500 pacientes receberam o auxílio da Secretaria Municipal de Saúde para tratamentos oncológicos diversos, com acompanhamento desde a primeira consulta até o fim do tratamento.

“Eu só tenho a agradecer por tudo que foi feito por mim. Não tenho reclamações de todo o auxílio da Prefeitura, só elogios!’’, explicou Amauri, que foi diagnosticado com carcinoma do apêndice em agosto de 2021, sendo encaminhado para a referência pela regulação municipal ao Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, o qual indicou a Quimioperfusão Peritoneal Hipertérmica e logo após, em 2023, realizou a Citorredução com HIPEC.

Esse é um método de quimioterapia aquecida, aplicada diretamente no abdome logo após a realização da cirurgia citorredutora, utilizada em casos de doenças malignas peritoneais. Ou seja, primeiro realiza-se a cirurgia citorredutora, para extrair a maior parte possível do câncer e, após, ainda no mesmo procedimento, realiza-se a HIPEC, na intenção de combater o câncer microscópico e não visível ao olho nu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Sulserve encerra com bons negócios e experiências internacionais

Após três dias de novidades e conhecimento, chegou ao fim nesta quinta-feira (11) a 4ª Sulserve – Feira de Panificação, Food […]