TCE-RS realiza curso em auditoria para fiscalizar obras públicas

Jornal Opinião

O Tribunal de Contas do Estado iniciou hoje (12) treinamento ministrado pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) destinado a auditores do TCE-RS. O objetivo é capacitar os técnicos para a obtenção e tratamento de imagens de satélite para a fiscalização de obras públicas. 

O período da capacitação terá carga 40 horas com encerramento na sexta-feira (16). Os técnicos do tribunal serão treinados para obter imagens de satélite para identificar os tipos de intervenção em obras públicas, localização exata e período de realização das diferentes etapas.

Para coordenador do Centro Especializado para Auditoria de Obras Públicas do TCE-RS, auditor Cezar Motta, a captação de imagem de satélite enriquece o trabalho de auditoria do tribunal para fazer o acompanhamento do que está acontecendo. “Isso é muito importante nas rodovias, onde será possível acompanhar o andamento da obra periodicamente, através de fotos de satélite para verificar onde são feitos os trabalhos e que tipo de serviço foi feito para identificar possíveis irregularidades”, afirmou. Disse ainda que, “em linhas gerais, será possível acompanhar a obra sem estar presente, além de mostrar o que aconteceu no passado através do comparativo de imagens”.

Conforme o pesquisador da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática do INPE, Laércio Massaru Namikawa, o curso permitirá que os serviços de auditoria do Tribunal de Contas sejam mais eficientes. “Será possível verificar o andamento de diferentes obras, a partir do computador do próprio auditor, sem a necessidade de deslocar-se ao local para verificar o andamento da obra. Esse tipo de treinamento serve para que o TCE-RS utilize parâmetros das imagens de satélite”, concluiu. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Dezembro Vermelho alerta para os cuidados contra HIV/AIDS

Há cinco anos, o país realiza o Dezembro Vermelho: uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, contra o vírus […]