Em Sapiranga, Sul-Brasileiro de Parapente define os vencedores da primeira etapa

Jornal Opinião

Foi dada a largada para as competições de paraglider no Sul do Brasil. Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, Sapiranga recebeu cerca de 100 pilotos para a disputa da primeira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Parapente 2023. Os vencedores subiram ao pódio na última terça-feira (21), em cerimônia de premiação na sede da Associação da Gaúcha de Voo Livre (AGVL), que completa 45 anos nesta temporada. A etapa teve organização da AGVL e chancela da Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL), com apoio para a realização do evento da Prefeitura de Sapiranga.

A competição, que previa quatro dias de provas pelos ares da região dos vales do Sinos e Paranhana, acabou prejudicada pelas condições climáticas, com fortes ventos e chuva. Assim, apenas uma prova foi realizada no sábado (18), porém com toda a segurança necessária aos competidores. O presidente da AGVL, Luciano Horn, que venceu na categoria Open, comentou sobre o evento em Sapiranga. “No sábado, tivemos uma prova de 54,4 quilômetros, com saída de Sapiranga e chegada em Igrejinha. O vento moderado dificultou a realização da prova, mas, na insistência, alguns pilotos conseguiram completar”, ressaltou Horn.

“No domingo, apesar do bonito sol, o vento leste forte impediu que a prova fosse realizada com segurança. Então a comissão de provas e de segurança, optaram pelo cancelamento. Na segunda e terça-feira, a chuva que chegou ao Estado, o que impossibilitou os voos, fazendo assim com que o evento contasse apenas com uma prova válida. Apesar disso, os participantes gostaram muito, pois a prova que ocorreu foi técnica e difícil, exigindo o máximo de cada um”, complementou Luciano Horn, lembrando que participaram atletas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Agora, o Sul-Brasileiro terá mais duas etapas, que serão na cidade de Tangará, em Santa Catarina, entre os dias 21 e 23 de abril, e no município de Terra Rica, no Paraná, de 2 a 5 de novembro.

Pilotos da AGVL vencem em duas categorias

O projeto Equipe AGVL de Parapente, que conta com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, e patrocínio de Família Geisse – Vinhedos de Terroir e apoio da prefeitura de Sapiranga, teve dois pilotos no topo do pódio nas categorias Open, Sport e Sport Light.

Luciano Horn, gaúcho que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Parapente na França, em maio, foi o vencedor da etapa na categoria Open. Na mesma classe, Maicon Correa garantiu a terceira colocação para a AGVL. Na Sport e Sport Light, o domínio foi do jovem promissor Henrique Santos da Rosa.

O próximo desafio dos pilotos das AGVL será na abertura do Campeonato Gaúcho de Parapente, em Rolante (RS), entre os dias 4 e 5 de março.

Lista dos vencedores da 1ª Etapa do Sul-Brasileiro 2023

Categoria Open
1º lugar – Luciano Horn (RS)
2º lugar – Rafael Eleodoro de Goes (PR)
3º lugar – Maicon Correa (RS)

Categoria Serial
1º lugar – Rafael Eleodoro de Goes (PR)
2º lugar – Kauan Felipe Lichtonw (PR)
3º lugar – Leandro Souza Chaicoski (RS)

Categoria Sport
1º lugar – Henrique Santos Da Rosa (RS)
2º lugar – Osvaldo Pessoa Da Silva Junior (RS)
3º lugar – Leila Janaina Corso Salvador (PR)

Categoria Sport Light
1º lugar – Henrique Santos Da Rosa (RS)
2º lugar – Osvaldo Pessoa Da Silva Junior (RS)
3º lugar – Fabio Mateus Gomes (RS)

Categoria Feminino
1º lugar – Leila Janaina Corso Salvador (PR)
2º lugar – Raquel Canale (PR)
3º lugar – Daianny Hurin Mores (PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Inscrições abertas para a 7ª Conferência Municipal de Saúde

Um sistema público de saúde só é capaz de atender às demandas da população quando é construído por todos. Por […]