Emoção e experiências fazem parte da trajetória de Anna Claudia Ramos como patrona da Feira do Livro de Sapiranga

Jornal Opinião

‘Que diferença você vai fazer na minha vida?’ Este questionamento está estampado em um dos textos do site de Anna Claudia Ramos, patrona da Feira do Livro de Sapiranga em 2022. Feita de muitas histórias, Anna é escritora, graduada em Letras pela PUC-Rio, mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ e viaja o mundo ministrando palestras e oficinas sobre sua experiência com leitura como educadora e escritora especialista em literatura infanto-juvenil.

Entre os dias 23 e 27 de agosto, a escritora está presente na cidade, durante as ações da Feira do Livro de Sapiranga, que tem como tema ‘Ler: Incluir, Conectar e Explorar’, uma conexão especial com os livros escritos pela patrona. Anna busca em seus livros contar histórias que ensinem o jovem leitor a aceitar as diferenças. Sempre ressaltando a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças e o seu entendimento do mundo. Um trabalho que é feito com muito zelo e carinho. “Eu amo escrever! É muito mais do que gostar. Desde que me entendo por gente eu conto histórias!”, comentou a escritora, durante uma live realizada na quarta-feira, 24, com a participação de alunos das escolas da rede municipal de ensino. 

Durante a mesma live, Anna foi muito questionada sobre a possibilidade de parte 2 de um dos seus livros mais conhecidos entre os estudantes de Sapiranga, a obra ‘O escuro que mora dentro do escuro’. “Nunca pensei em dar continuidade, a história nasceu dessa forma. Mas, é sempre uma possibilidade!”. A obra conta a história de Paulo e Pedro, que se tornam amigos por terem algo em comum: medo daquilo que não podem ver com os olhos. Desse encontro nasce uma amizade especial e uma história repleta de exemplos de companheirismo, coragem e respeito pelo outro.

“No alto dos meus 10 anos, quando eu sonhei que queria ser escritora, eu nunca imaginei que isso fosse virar uma realidade e menos ainda, que os livros fossem me levar tão longe”, comenta a escritora. Segundo ela, suas inspirações sempre vem de experiências, de viagens ou a da própria vida em si. A ideia para o livro ‘O escuro que mora dentro do escuro’ veio justamente de um encontro com estudantes no Rio Grande do Sul, e ela comenta que sempre busca transformar suas ideias em grandes histórias. “Uma ideia não é um livro, o que faz o livro é uma boa história”, comenta. 

Anna afirma estar muito grata por ser patrona da Feira do Livro de Sapiranga. “É uma honra! É uma alegria ver que a prefeitura compra a ideia e incentiva as escolas, levando os livros para elas. Não adianta trazer o autor, se as crianças não conheceram a obra. Chegar numa feira de livro, onde você vê que os alunos trabalharam os livros, leram e vivenciaram, isso é uma alegria imensa”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Sul Beleza confirma 7ª edição para novembro

Uma feira que é referência no setor de beleza e estética está com a próxima edição confirmada. A Sul Beleza – […]