Monitores de sala da rede municipal participam de capacitação

Jornal Opinião

Desde o dia 17 de julho, cerca de 90 monitores de sala da rede municipal de educação participaram de capacitação com o objetivo proporcionar momentos de estudos e reflexão da prática. Os encontros, oferecidos pela Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Educação, buscaram também aperfeiçoar e subsidiar o trabalho que é realizado em sala de aula com os estudantes de inclusão.

As atividades foram realizadas no período de férias escolares, na qual os monitores estavam sem os alunos na escola. Entre os assuntos abordados estiveram o transtorno do espectro autista (TEA), com a psicopedagoga Monique Gomes. Roda de conversa sobre a função e possibilidades no fazer dos monitores, com a supervisora pedagógica da Smed, Ana Elise. E outro momento foi com a acompanhante terapêutica Catiane Silva, que abordou o desenvolvimento infantil e manejos com alunos com TEA.

Além dos encontros, os monitores também realizaram tarefas nas escolas, como a leitura e resumo de artigo sobre o uso de pictogramas, produção de propostas pedagógicas para utilizarem com os seus monitorados, apreciação e construção de mapa mental a partir de vídeo explicativo sobre aquisição do conhecimento e relato pessoal dos monitores.

“A grande demanda do município são alunos com TEA. Os encontros foram pensados em atender as necessidades que os monitores trazem em lidar não apenas com esse público, mas também com alunos com distintas deficiências, sempre com embasamento”, destacou a supervisora pedagógica da Smed, Ana Elise Moraes dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

AGVL é campeã da categoria clubes no XCerrado em Goiás

Os pilotos da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) trocaram o frio no Rio Grande do Sul pelo calor de […]