Procon orienta consumidores sobre compras para o Dia dos Pais

Jornal Opinião

Com o Dia dos Pais se aproximando, o Procon de Sapiranga orienta os consumidores sobre como realizar as suas compras com mais segurança. Ao escolher o presente, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços, verificar as condições de pagamento e informações sobre o produto ou serviço para que não se comprometa em seu orçamento.

A coordenadora do Procon de Sapiranga, Lúcia dos Santos, salienta que é necessário também buscar informações sobre a empresa, qual a política de atendimento ao cliente, bem como seus canais de contato, se efetuam trocas e etc. Estas são atitudes simples que podem ajudar.

Preços, condições de pagamento, valor do frete, prazo de entrega, são informações que devem ser prestadas de forma clara e é dever do fornecedor cumpri-las. Recomenda-se que o consumidor guarde os documentos – como pedido e print de telas. – em que constem estes dados.

É bom lembrar que preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como, golpes, fraudes e mercadoria falsificada.

Compras online

Muitos consumidores optam por comprar o presente em estabelecimentos virtuais e neste caso algumas orientações devem ser observadas, como por exemplo, localizar e ficar atento às informações sobre o fornecedor – qual é o CNPJ, o endereço físico, contato para dúvidas, etc.

Prazo de arrependimento nas compras online

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de arrependimento no caso de compras online ou da contratação de serviços no prazo de 7 dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. Pode-se efetuar o pedido de cancelamento pela mesma ferramenta que utilizou para a contratação, ou por qualquer outro meio disponibilizado e solicitar a devolução da quantia eventualmente paga.

Prazo de arrependimento para compras físicas

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estabelece lei que informe que as empresas devam ou são obrigados a efetuar a troca do produto, pelo simples fato de que o consumidor esta no local e verificou o produto de primeira mão.

Consumidores que se sentiram lesados de alguma maneira, que possuem alguma dúvida ou necessitam de orientações, podem buscar atendimento presencialmente no Procon, que está localizado no andar térreo no prédio onde funcionam a Biblioteca Municipal Edwin Kuwer e a Câmara de Vereadores, na Avenida João Corrêa, 808, Centro, através dos telefone (51) 3599-9500 – ramal 246, (51) 3599-9546 (WhatsApp), ou pelo e-mail procon@sapiranga.rs.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

34ª Oktoberfest de Igrejinha lança programação completa do evento

Diversidade musical, alegria e cultura marcarão os dias mais alegres do ano em Igrejinha. A 34ª Oktoberfest de Igrejinha anunciou […]