Projeto de capacitação ‘Mãos Salvadoras’ encerra o ano com 110 capacitações em Sapiranga

Jornal Opinião

Projeto de capacitação ‘Mãos Salvadoras’, do Samu de Sapiranga, promove cursos gratuitos de primeiros socorros, e encerrou o ano de 2022 com 110 capacitações promovidas em escolas, creches, empresas e também para a população em geral. A socorrista do Samu, Simone Wasem, é instrutora das aulas e destaca a importância da promoção destes ensinamentos. “Pessoas podem ter um grande efeito na vida de outras pessoas, podendo ajudar a salvar em uma situação de emergência”, comenta. 

Segundo ela, o projeto tem atingido seus objetivos, que é capacitar pessoas leigas para estarem aptas caso se deparem com uma situação de emergência como PCR, engasgo, AVC, infarto e afins. Exemplo disto, é a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Carlos, Inajara Kaiser Mello, de 46 anos. Ela recebeu a capacitação da Samu em agosto, na escola São Carlos e precisou utilizar os aprendizados para auxiliar um aluno machucado. “Um aluno de 15 anos sofreu um corte da perna, muito grande e profundo. Os colegas chamaram os professores para levá-lo ao atendimento. Tentei manter a calma e lembrar do curso. Procurei pano limpo, envolvi bem firme o ferimento e levamos o aluno para a Upa”, conta.

Os procedimentos realizados pela professora foram essenciais para a continuidade do atendimento prestado. “Fiquei feliz quando o médico que nos atendeu me disse que os primeiros socorros foram feitos corretamente. Sensação de dever cumprido e coração aliviado em ver o aluno bem”, destaca. Ela ainda ressalta a importância dos conhecimentos recebidos. “Quanto mais pessoas estiverem com estes conhecimentos, mais vidas poderão ser ajudadas e salvas. O curso Mãos Salvadoras, realmente salva vidas!”, finaliza.

A capacitação é um trabalho voluntário e o curso, que acontece de forma gratuita, trata sobre manobras simples de primeiros socorros, como por exemplo identificar uma parada cardiorrespiratória, como solicitar a ajuda correta, Suporte Básico de Vida em adultos, crianças e lactentes, como agir em casos de obstrução de vias aéreas e etc. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sapiranga é o responsável pelo Projeto de capacitação Mãos Salvadoras, uma iniciativa de voluntários do Samu, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que existe desde setembro de 2021, com o objetivo de reduzir as mortes por parada cardiorrespiratória, fora do ambiente hospitalar, além de disseminar conhecimento sobre primeiros socorros. “Ano que vem teremos novidades no projeto”, finaliza Simone. 

Para solicitar a capacitação em 2023, interessados podem entrar em contato através do telefone (51) 99767-3478 e verificar a disponibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Post

Administração Municipal faz serviços de melhorias nas estradas rurais de Sapiranga

Especialmente nesta época do ano, com dias ensolarados e muito quentes, Sapiranga se torna destino de muitos turistas que procuram […]